quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Economia na Asia

"Economicamente falando a ásia é muito poderosa, os países que mais se destacam pela industrialização mecanizada são o Japão, Coreia do Sul e Israel. A produção de arroz, por exemplo, é muito forte no Japão (apesar dos poucos recursos naturais) e na China. Estes dois países também destacam-se na produção de pescado.
A Ásia também vive um momento de grande crescimento econômico desde as últimas décadas, como é o caso do grande crescimento econômico chinês e indiano, e dos Tigres Asiáticos, nações que tiveram um excelente crescimento desde a década de 80, como é o caso da Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Malásia, entre outros.Países mais subdesenvolvidos do continente ainda tem uma economia que gira em torno da agropecuária e extração pouco mecanizada.O Japão, por exemplo, também tem grande domínio no mercado de eletrônicos, com grandes empresas que estão entre as maiores do mundo, caracterizando a nação como grande exportadora, apesar de ser um importador massivo no setor primário.O petróleo é um grande "destaque" da economia no oeste asiático, em países do chamado Oriente Médio, onde o produto já gerou e ainda gera guerras neste região, porém também contribuem no crescimento de muitas nações que beneficiem-se com este extrativismo."
  A Ásia é o continente que mais sofreu com a Guerra fria, durante este período a maioria dos países que formam este continente eram socialistas, e grande parte fazia parte da antiga URSS. Com o fim desta, os países tiveram dificuldades em se situar na situação capitalista. Por tanto grande parte desses países ainda  tem a economia voltada para o setor de produtos primários.   Contudo neste mesmo território temos o  Japão, que nunca se envolveu no mundo socialista, podermos dizer que neste território houve a progressão continua, principalmente no ramo da tecnologia. Se compararmos um país que sempre se manteve socialista desta região como o  Japão, e compararmos com um que se tornou capitalista apos anos de comunismo, vemos que a economia é voltada para setores de dois extremos.   Com o fim da URSS, e seus antigos participantes sem a tecnologia adequada para se manter num novo mundo, algumas republicas se organizaram e em 19991, foi fundada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), um bloco econômico que agrega hoje 11 países Ex- socialistas, o Rublo soviético é a moeda destes países.   O Petróleo embora motivo de muitas guerras, também é responsável por trazer grandes fortunas a parte Oeste do território Asiático.
Crédito na imagem.

     Não é difícil perceber que a diversidade é o que predomina em todos os aspectos deste vasto continente, que tem grande produções na agropecuária e e igualmente produção nas industrias. 





Fonte:

http://geografiaopinativa.blogspot.com.br/2013/07/economia-da-asia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário